quarta-feira, 2 de abril de 2008

Mudando de foco.

A mudança se orientará para o fim de temporada da série Californication, exibida pelo canal Warner Channel . A série que prometia muito desde o início trazendo o eterno agente Fox Mulder, David Duchovny interpretando Hank Moody, de arquivo-x e uma subversão não costumeira nos relatos de uma série.

A princípio soa como uma comédia dramática relatando, as excentricidades de um escritor tipo 'one hit wonder' que lançou um best seller chamado 'god hate us'. Que deixado pela quase esposa, pelo qual é apaixonado, acaba se entregando a prazeres que possam retirá-lo ou aliviá-lo do fato de estar longe da mulher que ama e da filha pré-adolescente. Claro que o tal prazer é sexo. Hank afundado em sua própria miséria usa o sexo como ferramenta de distanciamento da realidade, ou de sua condição.

A premissa é boa, sim o é, mas ao explorar tal ousadia no tema, sempre se ocorrem deslizes e no caso da série, a coisa parece simplesmente não sair do lugar. Ao ousar, ousar e ousar torna-se repetitiva e previsível, no lugar do crescimento e da disponibilidade que uma série dá para a evolução dos personagens a série fica engajada em tentar a 'imoralidade' americana.

Ao contrário de séries que tem em sua tônica um fio condutor, mas preza acima de tudo a interação dos personagens, californication fica a dever. Um exemplo claro é Lost, a série tem sua temática 'mistério', no entanto está mais relacionado a como o tal mistério influência as reações humanas, como nos filmes 'zumbi' de George Romero, os zumbis são apenas 'desculpa' para o que os humanos fariam em condições extremas.

A série tem seus bons momentos, mas não é algo que cause grandes comoções por ficar sempre no mesmo ponto. Ao que parece Fox Mulder tentou se desvencilhar da imagem vivida por tantos anos, tanto que é produtor executivo da série. No entanto ao contrário de Matthew Perry (Chandler Bing em Friends) na sensacional e marcante Studio 60 on the sunset strip não conseguiu, tanto que esse ano estreará mais um filme de Arquivo X. Advinhem quem protagoniza...

Um comentário:

Tyler Durden disse...

Bem, não assisti a temporada inteira de Californication...mas vi alguns episódios...e apesar de gostar de alguma coisa...concordo que a história não vai pra frente....fica sempre rodando em círculos e isso é muito irritante...com isso até parei de acompanhar.
O melhor da série é a secretária do careca....AMO...mulheres estilo Suicide Girls...rssss