segunda-feira, 10 de março de 2008

Bares e tavernas.

Como aparentemente só eu escrevo nesse bar, vou deixar com vocês as palavras do bardo a entoar. (ê rima horrenda viu, isso é porque eu ando a falar quase sozinho no butecos- sem apóstrofe mesmo).











LXXVIII

Tão freqüentemente te invoquei como musa,
E um apoio tão lindo encontrei para o meu verso,
Que toda caneta estrangeira pegou minha mania,
E sob ti a poesia deles dispersa.
Teus olhos, que ensinaram os mundos a cantarem,
E a pesada ignorância a alto voar,
Acrescentou pena às asas dos sábios,
E deu à graça uma dupla majestade.
E contudo estejas super-orgulhosa daquilo que eu compilo,
Cuja influência é sua e de ti proveio:
No trabalho de outros apenas remendas o estilo
E suas artes com tuas doces graças ficam melhoradas;
Mas tu és toda minha arte e aumentas,
Tão alto quanto o conhecimento, a minha rude ignorância.

Bom, sendo sincero como todo bebum o é. Enjoei um pouco das leituras de peças do velho Shakespeare, mas os sonetos dele são um deleite, admiro a forma, a expressão, o conjunto. É estranhamente belo. A versão original



LXXVIII



1. So oft have I invoked thee for my Muse,
2. And found such fair assistance in my verse
3. As every alien pen hath got my use
4. And under thee their poesy disperse.
5. Thine eyes, that taught the dumb on high to sing
6. And heavy ignorance aloft to fly,
7. Have added feathers to the learned's wing
8. And given grace a double majesty.
9. Yet be most proud of that which I compile,
10. Whose influence is thine, and born of thee:
11. In others' works thou dost but mend the style,
12. And arts with thy sweet graces graced be;
13. But thou art all my art, and dost advance
14. As high as learning, my rude ignorance.

Pra quem gosta, os sonetos de shakespeare são formados por três quartetos e um dístico, e são alexandrinos, ou seja, cada verso tem 12 sílabas poéticas. Eu acho que é isso, não lembro bem na verdade...rs
Po, popopo, por ho ho hoje é só p pe p pessoal.

PS: a maravilhosa imagem é de John William Waterhouse, chama-se windflower e o sujeito era excelente.Ver as pinturas do cara acabam me deixando extremamente frustrado, pois eu lembro que se eu for desenhar uma lua minguante ela acaba por parecer uma banana - e não estou falando de uma banana bonita- terrível isso.

Nenhum comentário: